quinta-feira, março 06, 2014

O tempo e as certezas

"Um dia verás que tenho razão", alguém me dizia em tempos passados. Discordei. O assunto assim me levava a decidir. Não a razão toda, como é óbvio, mas grande parte da razão, e o tempo iria dar-me razão. Afinal, com o tempo a passar, aprendemos, vemos a evolução, mudamos, e aceitamos ou arrependemos-nos de muita coisa. Como é engraçado ver isso depois do todo o tempo passado. E o tempo esclarece tudo... com o próprio tempo passado, bastando apenas deixá-lo passar. Como é tudo tão cíclico.

Aprendemos todos os dias. Aprende-se que... por vezes... algumas razões e soluções que tomamos na nossa vida, indo implicar directamente com o nosso dia a dia não eram as decisões correctas, e que com o tempo provaram que estavam erradas. Tentas-te demover-me. Estava enganado, e como fico fodido por saber que estava errado. Afinal tinhas razão. Afinal, tu tinhas toda a razão. Fico fodido por teres muita razão. Afinal sabias muito e avisaste-me. Maldita a hora que não te dei ouvidos. Fodasse.

Maldita a hora.

Zonas de conforto

Todos temos zonas de conforto. Zonas pessoais ou compartilhadas. Zonas onde nos sentimos bem e onde pensamos sermos inatingíveis, por serem isso mesmo, zonas de conforto e pela força que elas têm. Estamos habituados e acomodados a elas.

Mas nada é duradouro. Tudo acaba.
Custa sair da zona de conforto. Difícil é quando nos tiram ou nos obrigam a sair, e acabamos por sair "empurrados"... mas torna-se ainda mais difícil ao nosso consciente quando nos convidam ou nos pedem para voltar a entrar de novo nessas zonas de conforto que antes eram só nossas. O consciente perde-se em si mesmo.

Nunca percebi essa ideia. Se não se queria que se saísse, porquê a expulsão ou o afastamento? Porquê brincar ao jogo sentimental?

quarta-feira, março 05, 2014

Passando

E de repente numa conversa...

"- Se pudesses mudar alguma coisa no teu passado, mudavas alguma coisa?

- Sim, mudava muita coisa (alta gargalhada). Mas isso agora é impossível. Mas ainda bem que há futuro para poder mudar muitas dessas coisas. Mas também não acredito muito nisso. Essas coisas mudam-nos."

Conhecimento e sabedoria.