A Peugeot bem que tentou. Andou um ano a testar o 908 HDI, correu o ELMS Series, tinha um carro que era 3 a 4 segundos por volta mais rápido que o Audi R10 TDI mas ao mesmo tempo mais consumista que o Audi (por turno o Audi (que usou bio-combustível) dava mais uma volta que os Peugeot, que nas contas finais do tempo gasto nas boxes, revelou que a Audi gastou menos 4 minutos que a Peugeot). Mas esqueceu-se de um pequeno pormenor, que resolveu a corrida, tal como há 3 anos atrás. Um corrida de 24 horas não importa dar 4 segundos por volta ao oponente, mas sim ter um carro fiável para 24 horas seguidas mais ou menos a fundo. Isto aliado ao mau equilíbrio do carro, pois de que vale ser rápido em piso seco, se o carro é mal equilibrado em piso molhado. E foi aí que a Peugeot perdeu a corrida. Foram 13 horas na liderança, até que apareceu a chuva. Depois, os "meninos do Audi" passaram a dar eles 7 a 8 segundos por volta aos Peugeot. Tomaram a liderança da corrida, e afastaram-se até quase 2 voltas do 2º classificado. Quando secava o piso, o Peugeot aproximava-se, e quando voltava a chover, era ver o Audi ir embora. Ainda houve uns incidentes com o Peugeot que fez pião, e o Audi que acertou num retardatário. Mas tudo controlado. No fim ganhou o melhor. Audi 8 vezes campeã em Le Mans e mais ou menos 9 vezes seguidas, já que o Bentley, não era mais que um Audi pintado de verde com carroçaria. Foi merecido.
No fim, uma nota de destaque que de certeza poucos deram conta. Em Le Mans há um "acordo de cavalheiros", que diz que a corrida acaba na penúltima volta, sendo a última de consagração do vencedor com todos os carros a alinhar detrás do carro vencedor. Desta vez não foi assim. O Audi abrandou na última volta e todos se colocaram atrás do vencedor para a consagração como o normal acordado há anos. Mas a Peugeot não. O carro que finalizou em segundo, ultrapassou o Audi e deu mais uma volta, para pura e simplesmente, nas contagens finais, não aparecer com 2 voltas de atraso, mas sim, uns meros quase 5 minutos, mas na mesma volta do vencedor. Ninguém deu importância, mas é de destacar a azia dos franceses, sempre engraçado de ver o seu lindo mau perder.
Obrigado Audi por mais esta vitória. Quando me coloco ao volante do meu TDI do grupo VAG, sei que posso segredar-lhe ao ouvido: "Já são 9 vitórias seguidas em Le Mans. Para o ano damos mais uma vez a hipótese de eles todos verem como se faz"
Compadrios e patriotismos à parte, um azar tremendo para o nosso Lamy. Espero um melhor resultado dele para o ano. Gostava de o ver na Audi. Era o carro mais rápido de todos. Mas como disse ao inicio, de que vale ter um carro muito rápido, se é muito guloso e não aguenta 24 horas seguidas.
E atenção, para o ano vem aí o Audi R15.
Compadrios e patriotismos à parte, um azar tremendo para o nosso Lamy. Espero um melhor resultado dele para o ano. Gostava de o ver na Audi. Era o carro mais rápido de todos. Mas como disse ao inicio, de que vale ter um carro muito rápido, se é muito guloso e não aguenta 24 horas seguidas.
E atenção, para o ano vem aí o Audi R15.
Sem comentários:
Enviar um comentário