segunda-feira, outubro 01, 2007

Colin McRae: 1968-2007

Morreu Colin McRae dia 3 de Setembro quando pilotava o seu helicóptero. Ao que tudo indica, a correia de distribuição rebentou em pleno vôo. Foi desta forma que Colin McRae terminou a sua vida. Depois de tantos, variados e espectaculares acidentes em veículos de 4 rodas, dos quais apenas por uma vez não saiu pelos seus meios (Córsega 2002) quando caíram para um precipício de 15 metros, o piloto escocês perdeu a vida num acidente aéreo. O mundo em geral, e os ralis em particular, sentem que se perdeu um grande piloto, um piloto que ainda não teve paralelo na história do mundial de ralis. Já houve pilotos ousados, espectaculares, rápidos, e até com títulos de campeões, como McRae, mas nenhum chegou tão longe nem foi uma estrela tão brilhante como o homem que um dia decidiu que apenas queria guiar o mais rápido possível. E que rápido que ele guiava. Todos os diziam,todos o disseram, e todos os seus adversários o dirão: "Colin quando queria, voava com o carro, e nenhum de nós o conseguia acompanhar". Comparo-o a Ayrton Senna quando disse "o meu limite é apenas um pouco acima do dos outros".
Desapareceu assim o nome mais sonante do mundial de ralis. Ao longo dos anos construiu uma carreira de sucesso e o seu nome tornou-se um mito. A ligação ao jogo "Colin McRae Rally" (que já instalei de novo para relembrar o campeão) permitiu que muitos jovens que não seguiam ralis soubessem o nome de pelo menos um piloto: Colin McRae, facto que lhe permitiu ainda ser o piloto de ralis mais bem pago de sempre.
Se muitos tivessem tido a oportunidade de o ver guiar como eu vi. Foi só uma vez, no Rally de Portugal. Após um salto longo, um gancho aberto à direita,seguida de pequena recta e curva de 90 graus. Valeu a pena ver passar o mestre. Foi um contacto de sonho. Vou guardar para mim esse momento para sempre.
Adeus Colin McRae. Adeus Campeão.

Sem comentários: